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Notícias

CRA-RS convida presidente da central Sicredi Sul para FIA 2017
21/06/2017
A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, e a gerente executiva da autarquia, Adm. Maria Cristina Leal Pacheco, se reuniram com o presidente da Central Sicredi Sul, Adm. Ronaldo Sielichow, para convidá-lo aos próximos eventos organizados pelo CRA-RS, como o 1º Simpósio de Governança pública Municipal e o FIA 2017.

Durante o encontro, Sielichow, que recebeu o Prêmio Mérito na categoria Privado em 2011, recordou a premiação. “Me honrei muito, ganhar um prêmio do CRA-RS é significativo para qualquer Administrador”, afirma. Ele também ressaltou a relação entre a autarquia e a instituição financeira cooperativa. “O CRA-RS e o Sicredi têm tudo a ver, os dois são focados na união de pessoas”, observa Ronaldo Sielichow.

Apresentação

A CHARMOSA CIDADE DE GRAMADO COM SEU MÁGICO NATAL LUZ SERVIRÁ DE CENÁRIO PARA UM DOS MAIORES EVENTOS DE ADMINISTRAÇÃO:

XV FÓRUM INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO!

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, juntamente com o Conselho Federal de Administração realizam, no período de 25 a 28 de Outubro de 2017, no Centro de Convenções do Hotel Serrano o XV Fórum Internacional de Administração, com o Tema Central: A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO E OS NOVOS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO.

Muito se fala sobre a retomada do crescimento e do desenvolvimento. Mas, por onde passa esse crescimento? Quais os obstáculos e os desafios que teremos pela frente no Brasil e no Mundo? Como a ciência da Administração, por sua inegável importância, pode contribuir para este desenvolvimento? Como as novas tecnologias, a política e a ética poderão influenciar na retomada do crescimento?

Pensando nestes questionamentos, o Comitê Gestor do evento, elencou 4 Eixos Temáticos, Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública, que serão subdivididos em subtemas, discutidos em conferências, painéis, apresentação de trabalhos técnicos, em 4 dias de evento.

Trata-se de uma grande oportunidade de aprofundar conhecimentos e debates!

SÍNTESE HISTÓRICA DAS EDIÇÕES DO EVENTO

O Fórum Internacional de Administração foi idealizado no ano de 1992, tendo sua primeira edição realizada na cidade de Porto Alegre e, posteriormente, em diversas capitais dos estados brasileiros. O evento teve passagem, ainda, pelos Estados Unidos da América (Miami), Espanha (Madri), Canadá (Montreal), Portugal (Coimbra) e Itália e Suíça (Torino e Genebra).

Sobre a cidade

O evento será realizado na Cidade de Gramado, Considerada a cidade mais charmosa da Serra Gaúcha, marcada pela beleza de suas ruas e atrativos, além de ser o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.

Aqui o clássico e o moderno se encontram, a herança germânica se apresenta na arquitetura enxaimel da Bavária, a cultura italiana está presente na farta gastronomia, que está em harmonia com o moderno comércio e com os grandes eventos como o tradicional Festival de Cinema e o encantador Natal Luz de Gramado.

Seja no inverno com as temperaturas abaixo de zero ou na primavera quando florescem as hortênsias, Gramado é um lugar ideal para quem busca tranquilidade e aconchego, ou simplesmente sentir-se bem num local charmoso desfrutando os famosos chocolates e deliciando-se nos cafés coloniais.

Veja o video!

Programação

TEMA CENTRAL: A Retomada do Desenvolvimento e os Novos Desafios da Administração

Blocos temáticos e temas específicos 

Cenários

  • Os novos desafios da União Europeia;
  • Para onde caminha o Brasil? Da crise à retomada;
  • A nova geopolítica do mundo;

Gestão de Pessoas

  • Como Equipes de RH podem auxiliar os líderes a trabalhar com a Mudança Organizacional;
  • Avaliação do Ambiente de Trabalho: Aplicativos que revolucionam a Cultura da Empresa;
  • Responsabilidade Social Empresarial: O Trabalho Decente como fator preponderante para o desenvolvimento sustentável da empresa 

Inovação e Sustentabilidade:

  • Indústria 4.0;
  • Startup: Como transformar uma ideia e um propósito em uma jovem empresa;
  • Modelos sustentáveis de geração de energia.

Gestão Pública

  • Novas demandas para a Gestão Pública;
  • Ética e Moral na Gestão Pública.
  • Modelos de gestão pública para o Brasil.

 
25/10/2017 - Quarta-Feira
19:00 - 00:00
ABERTURA OFICIAL
21:30 - 00:00
COQUETEL DE ABERTURA
 
26/10/2017 - Quinta-Feira
08:30 - 10:00
TEMA: INDÚSTRIA 4.0 - MODELOS SUSTENTÁVEIS
10:00 - 10:30
COFFEE BREAK
10:30 - 12:00
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: O TRABALHO DECENTE COMO FATOR PREPONDERANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA EMPRESA
12:00 - 14:00
ALMOÇO LIVRE
14:00 - 15:30
TEMA: AMBIENTE DE TRABALHO: TECNOLOGIAS QUE REVOLUCIONAM A CULTURA DA EMPRESA
15:30 - 16:00
COFFEE BREAK
16:00 - 18:00
TEMA: A NOVA GEOPOLÍTICA DO MUNDO: OS NOVOS DESAFIOS DA UNIÃO EUROPEIA; PARA ONDE CAMINHA O BRASIL? DA CRISE À RETOMADA
 
27/10/2017 - Sexta-Feira
08:30 - 10:00
TEMA: STARTUP: COMO TRANSFORMAR UMA IDEIA EM UMA JOVEM EMPRESA
10:00 - 10:30
COFFEE BREAK
10:30 - 12:00
CONFERÊNCIA NACIONAL: MODELOS DE GESTÃO PÚBLICA PARA O BRASIL
12:00 - 14:00
ALMOÇO LIVRE
14:00 - 17:15
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
17:30 - 18:30
MEETING DAS MULHERES ADMINISTRADORAS
 
28/10/2017 - Sábado
09:00 - 11:00
PAINEL: O PAPEL DOS ADMINISTRADORES FRENTE AS MUDANÇAS CULTURAIS
11:00 - 11:30
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Feira

2ªFEITEC - FEIRA TECNOLÓGICA DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO

 A 2ª FEITEC, é uma realização da ADM-RS -  Associação dos Profissionais de Administração e Empresas de Administração do Rio Grande do Sul, que tem por objetivo divulgar produtos, serviços e ferramentas inovadoras no campo da administração e da gestão, a partir do interesse dos seus associados, das necessidades detectadas no mercado profissional e da sociedade em geral.

No XV FIA, a feira acontecerá na parte térrea do Wish Serrano Resort & Convention e  estará aberta à visitação durante todo o período do evento, congregando pessoas e oportunizando vivências empreendedoras. No local da feira haverá o serviço de coffee break favorecendo o networking entre os participantes.  

 

       

Aquisição de stands e mais informações podem ser adquiridas através do e-mail associacaoadmrs@gmail.com ou pelo Whats App/Celular (51) 9 9967.3781.

 

Conferencistas

Adm. Sidnei Oliveira

Escola de Mentores

Corinne Giely-Eloi

Sprin Board Brasil

Adm. Soraia Schutel

Sonata Brasil

Adm. Wagner Siqueira

Conselho Federal de Administra

Daniel Duarte

SAP Labs

Adm. José Antonio Chaves

Ecotrade Consultores Ltda

Adm. Cezar Cauduro Roedel

Centro Univers. Serra Gaúcha

Adm. Cesar José de Campos

Secretaria Estadual de Obras

Inscrição

 Obs: tabela de valores em Dólares e Reais. 

Inscrições limitadas a 1.000 participantes.
(*) As inscrições dos estudantes serão limitadas a 30% do total de inscritos.
(**) Com direito a participar da abertura oficial do evento e coquetel. 
 

Trabalhos

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS!

 

Resumo Titulo Autores
15257 Pátria nossa alheia: Brasil o refúgio dos imigrantes em meio a crise Marie Cristine Fortes Rocha;Aline Gades de Oliveira; Chana Amanda Soares dos Santos
16049 GESTÃO AMBIENTAL: MODELO ECP-AMBIENTAL COMO MÉTODO EFICAZ DE ANÁLISE DAS CONDUTAS AMBIENTAIS – ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO/RS Gabriela Da Silva Schroer; Carla Rossi Castilho; Jaqueline Leopoldo Rebelo Barbosa; Paloma de Mattos Fagundes.
15193 LIDERANÇA TRANSACIONAL E TRANSFORMACIONAL: ESTILO DE LIDERANÇA PREDOMINANTE EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE UMA COMPANHIA SIDERÚRGICA 1. Tereza Cristina Pinheiro de Lima; 2. Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo; 3. Edson Júnior Santana; 4. Juliano Jacinto.
15186 GESTÃO DE CUSTOS NA MERENDA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SALVADOR DO SUL Edson Dias Gargione; Edson Pedro Zambon ; Cezar Volnei Mauss.
14733 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO SETOR CERVEJEIRO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL Mayesk Alves Rocha;Antônio Oscar Santos Góes
15216 LICITAÇÕES – ANÁLISE DAS RAZÕES E PROCEDÊNCIA DAS INTERPOSIÇÕES DE RECURSO CONTRA DECLARAÇÃO DO VENCEDOR Alexssander de Antonio Nunes;
14648 Simulação Computacional aplicada a Análise de Capacidade e Testes de Cenários Produtivos para uma Sala de Urgências e Emergências de um Hospital de Grande Porte Fabricio Badalotti;
14726 Ensaio teórico com estudo comparativo das principais metodologias de execução estratégica Daiana dos Santos Serafini; Heitor José Cademartori Mendina; José Jerônimo de Menezes Lima
15210 Comportamento Organizacional: Um olhar voltado para os Líderes das Diferentes Gerações Darciele Güntzel Reichert;Adriane Inês Jantsch Dal Bosco;Rosiane Oswald Flach.
15247 ABSENTEÍSMO, DIAGNÓSTICO E TECNOLOGIA: UM ESTUDO  PARA SINALIZAR POLÍTICAS DE PREVENÇÃO André Geraldo da Costa Coelho;Mestre em Administração. (IFNMG) Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. andre.coelho@ifnmg.edu.brMaria das Graças da Silva Costa Coelho.Especialista em Educação a Distância.(CEFET-MG) Centro Federal de Educação Tecnológica. mariacoelho@curvelo.cefetmg.br
16142 DIVERSIDADE CULTURAL: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS GLOBAIS Fernando Zeni Alvarenga; Raquel Prá; Jhony Pereira Moraes; Mauricio Gregianin Testa
15760 A IMPORTÂNCIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DA EMPRESA FAMILIAR: ESTUDO DE CASO NO GRUPO QG Renata Flaviane Pereira Lima ;  Renato Mendes Silva ;  Marcelo Pereira da Silva ; Prof.ª Dr.ª Tereza Cristina Pinheiro de Lima
15761 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA C&S SISTEMAS. Pollyana Urzêdo Vitória ; Prof.ª Dr.ª Tereza Cristina Pinheiro de Lima ; Lucia Aparecida de M. Abrantes ; Renato Mendes Silva
15842 LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL NA AMAZÔNIA LEGAL Ingrid Marinho Freitas; Jaqueline Silva da Rosa;Geórgia Patricia da Silva Ferko; Luis Claudio de Jesus Silva; Carlos Augusto Matos de Carvalho.
15835 A ESPIRITUALIDADE COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE NA GESTÃO DO SÉCULO XXI Saul Marques Sastre;
15836 GESTÃO ESTRATÉGICA NA EMPRESA PÚBLICA - O CASE DO DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM (DAER/RS) Saul Marques Sastre;
16057 COMPRAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPRAS EM UMA AUTARQUIA PÚBLICA FEDERAL Jaqueline Leopoldo Rebelo Barbosa;Paloma de Mattos Fagundes; Carla Rossi Castilho; Gabriela da Silva Schroer.
16144 Valores dos Estudantes da Escola de Gestão e Negócios da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Marcelo Pereira da Silva; Karla Muniz Fagundes; Irene Reis; Denise Lúcia Mateus Gomes Nepomuceno; Humberto César Machado.
16165 UM OLHAR SOBRE O SENTIDO DO TRABALHO PARA DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA Vânia Medianeira Flores Costa;Juliana Kern; Bruna de Vargas Bianchim; Rita de Cássia Trindade dos Santos
16168 GESTÃO E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR DE GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO Maria Leny Souza Oliveira;Iury Pereira de Souza,Jocely Santos Caldas Almeida, Aleciane da Silva Moreira Ferreira e Carlos Rangel  Portugal Pereira.
16169 A VIDA DEPOIS DA ULBRA: ESTUDO DO PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Jean Marques Martins; Orlando Ferreira da Silveira; Cláudia de Freitas Michelin, Adriana Porto, Giuliani Marques Corrêa
16171 LEAN STARTUP - FERRAMENTA DE GESTÃO, IMPACTO E INOVAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE IDEIAS Jocelino Antonio Demuner;Cleber Alves Pedreira;Heloisa Pereira Nascimento;Maria de Fatima Rafalski Da Silva
16177 UMA ANÁLISE DAS PESSOAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: CONSIDERAÇÕES DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO ESTADO DE GOIÁS Munir Alcici Assaf Junior; Tereza Cristina Pinheiro de Lima; Henrique Carlos Labaig; Geraldo Fernandes Monteiro; Izabela Cristina dos Santos
16184 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM DISCENTES DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Michele Raasch; Elvis Silveira-Martins
16187 CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA: OS BENEFÍCIOS DO BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA PERCEPÇÃO DE COLABORADORES DE DUAS EMPRESAS LOCALIZADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Marcelo Loyola Fraga;Robson Carlos de Souza; Diego Nicolau da Roch; Natália Vieira Ávila Nicolau
16188 A IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NA RECICLAGEM E DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA EM EMPRESAS DE FAST FOOD NA REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA/ES Marcelo Loyola Fraga; Robson Carlos de Souza; Cassiano Mota Candeias; Isabela Maria Barros Siqueira; Katry Scher Osserio de Lima
16189 A APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING NA GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RIO GRANDE DO SUL Camila Cabrera Gomes;Luciane da Silva Gomes
16190 A INFLUÊNCIA DA CRISE NOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DAS EMPRESAS DE COMMODITIES AGRÍCOLAS Sara Sousa Silva Maciel;Pedro Paulo Basílio; Eliciane Gama Nicoletti.
16191 GERAÇÃO Y: UM ESTUDO SOBRE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS Kamilla Radech de Lima;Genéia Lucas dos Santos.
16196 COMO EXPERIÊNCIAS NO EXTERIOR AGREGAM NA CARREIRA DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO Emannuely Ostroswski Pereira da Silva;Maria DLourdes Rotermund
16198 LIDERANÇA FEMININA EM EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO a Jozerlei Fortes Brandão. Especialista em Gestão de Empresas. IMED Faculdade Meridional. b Jandir Pauli. Doutor em Sociologia. PPGA-IMED Faculdade Meridional. c Alissa Bilhar. Mestranda em Administração. PPGA-IMED Faculdade Meridional. d Manueli Tomasi. Graduanda em Psicologia. IMED Faculdade Meridional.
16199 A APRENDIZAGEM GERENCIAL INFLUENCIA NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS? – UMA ANÁLISE NUMA REDE DE COSMÉTICOS Maria Sibilla Dieckmann Siqueira Gleberson de Santana Dos Santos;
16200 POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DUBLAUTO GAÚCHA Carla Rossi Castilho; Paloma de Mattos Fagundes; Gabriela da Silva Schroer; Jaqueline Leopoldo Rebelo.
16201 HOME OFFICE: ANÁLISE DA ATIVIDADE, REPERCURSSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO E NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS Helena Fraga da Silva; Amanda Bifano Balbinot
16208 A ROTATIVIDADE EM PANIFICADORAS DE 24 HORAS EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS Gabriela Lemos Reis Figueiredo Querino;Olney Bruno da Silveira Junior
16210 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: TRÊS CICLOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Rosana Augusto Chagas;Larissa Melo Matos;Cleide Raiol Nascimento.
16211 Cultura corporativa e comunicação: ferramentas estratégicas de liderança no âmbito organizacional Joa Vitor Tonhom;Solange Aparecida Devechi Ordones
16212 ANÁLISE DE RISCO: UM ESTUDO SOBRE EMPRESAS POSSÍVEIS DE INGRESSO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL Tamires Endringer Zorzal;Galvania Loren Brum;Geani Paulo do Amaral
16213 COMPETÊNCIAS: DNA DA LIDERANÇA Jessica Amanda Pinto Maciel;Fernanda de Fátima Ribeiro da Silva
16214 Fatores Determinantes para o Fechamento de Capital das Companhias Abertas na Opinião de Profissionais do Setor Felipe Pontes Machado; Luís Fernando Dalmas
16216 A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS Sandra Mara Berti; Anelise Rebelato Mozzato
16217 MUDANÇA ORGANIZACIONAL POR MEIO DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA EQUIPE DE RH Michele Winter; Sibeli Paulon Ferronato
16218 CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO NA CIDADE DE IGARAPÉ/MINAS GERAIS Neimar Gouvea de Campos;Tiago Silva Gontijo; Andressa Amaral de Azevedo; Verônica Luiza Jardim da Silva; Marlúcio Cândido
16219 “INVESTIR EM PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE?” -ESTUDO MULTICASOS EM INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES Sandra Mara Berti; Anelise Rebelato Mozzato
16221 O TRABALHO PRISIONAL NA ERA DO CAPITALISMO FLEXÍVEL:  ESTUDO DE CASO NA PENITENCIÁRIA MADRE PELLETIER NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE – RIO GRANDE DO SUL Sandra MarquioriBeatriz Barreto Machado Athanasio
16222 PROGRAMA JOVEM APRENDIZ: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DA APLICAÇÃO DA LEI 10.097/00 COMO POLÍTICA PÚBLICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA-ES Barbara Evelyn Pinto da Silva;Jocelino Antônio Demuner; Susana Rocha Mielke; Tamires Endringer
16223 INSERÇÃO DE APLICATIVOS E JOGOS  NA CULTURA EMPRESARIAL Henrique Bohnenberger; Jonas Utzig
16224 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM AGÊNCIA BANCÁRIA NO MUNICÍPIO DE CANELA – RIO GRANDE DO SUL Daiane Ramm GradeBeatriz Barreto Machado Athanasio;
16228 A aplicação das Habilidades Administrativas na área Secretarial Vivian Kelen Gonçalves Tavares; Marcelo de Souza Correia;
16229 Empreendedorismo e Inovação: estudo de caso em Empresas de Getúlio Vargas/RS Suzana Paula Vitali; Alini Engel; Denise Michael dos Santos
16232 DISCUSSÃO DO TEMA DA SUSTENTABILIDADE NOS PERIÓDICOS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS PARA O ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO Vinicius Alexandre Amaral Dos Santos;
16235 MODELO DE GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UMA ANÁLISE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Rafael Dos Santos Lopes;
16236 PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO (RS) DE 2015: IMPULSO PARA UMA CARREIRA PÚBLICA ATRATIVA? Guilherme Bratz Uberti; Silvia Generali da Costa
16237 NOVAS EVIDÊNCIAS SOBRE O DESIGN THINKING Alberto Rizzatti Granzotto;Fabricio Cassol Silbershlach;Liara de Oliveira Müller, Jordana Marques Kneipp
16457 O PAPEL DA LIDERANÇA NO PROCESSO DE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ESTUDO MULTICASO NAS EMPRESAS DURADOURAS DO SETOR METALMECÂNICO DE MARAU, RS, BRASIL Marlon Bissani Cucchi; Paulo Fernando Pinto Barcellos
16567 COMPARAÇÃO DOS INDICADORES PARA TOMADA DE DECISÃO EM GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS INDÚSTRIAS DE GRANDE PORTE LOCALIZADAS NA CIDADE DE GOIÂNIA - GOIÁS Jussara de Paula Souza;Maria Regina da Silva Lima; Ilma Magalhães dos Santos; Janaina Aparecida Gonçalves; Lorena Brito Avils Felixe
16574 BOTS E MOBILE MARKETING: INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE ENTRE EMPRESAS E CONSUMIDORES Luciane Pereira Viana;
16576 BOTS E MOBILE MARKETING: INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE ENTRE EMPRESAS E CONSUMIDORES Luciane Pereira Viana;
16584 FATORES DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES PESQUISADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Bruxel;Evania Schneider
16629 DISCUSSÃO DE TRÊS CATEGORIAS SOCIAIS EM REDES INTERORGANIZACIONAIS: CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO E COOPERAÇÃO Nilson César Bertóli; Anieli Ebling Bulé; Breno Augusto Diniz Pereira.
16635 COACHING:    PROFISSIONAL    IMPULSIONADOR    DA    CARREIRA    E    DA EXPANSÃO COORPORATIVA Neimar Gouvea de Campos;Tiago Silveira Gontijo; Andressa Amaral de Azevedo; Gleicimara Ribeiro Ferrari Mendonça; Monica de Paula Bomfim
16638 MOBBING: O RISCO INVISÍVEL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E  PAPEL DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS Simone Almeida de Souza; Gustavo Mamede Santanna Xará;  Joselice Moura Silva Oliveira,
16640 MOBBING: O RISCO INVISÍVEL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E O PAPEL DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS Simone Almeida de Souza; Gustavo Mamede Santanna Xará; Simone Almeida de Souza; Joselice Moura
16645 GESTÃO DE MUDANÇAS: ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO Dienne de Jesus Oliveira dos Santos;Marcelo de Souza Correia;
16660 MOTIVAÇÕES PARA PARTICIPAR DA ECONOMIA COLABORATIVA – UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CONSUMIDORES DE BOA VISTA E PORTO ALEGRE Mestre em Administração. Doutorando Unisinos. Faculdade POA (FAPA).  Alexandre Borba da Silveira - Mestre em Administração. Doutorando Unisinos. Univ. Federal de Roraima (UFRR) - Jaqueline Silva da Rosa

 


O XV FIA – Fórum Internacional de Administração, promovido pelo CFA e CRA/RS, terá como tema central das discussões “A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO E OS NOVOS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO. O evento ocorrerá de 25 a 28 de outubro de 2017.

1. DA MODALIDADE E DOS TEMAS

1.1. Os trabalhos encaminhados ao XV FIA  serão aceitos na modalidade de artigos e devem versar sobre questões relacionadas ao temário do evento e segmentos 

1.2.  Dos temas:
1.2.1.Cenários:

a)Os novos desafios da União Europeia;
b)Pra onde caminha o Brasil? Da crise à retomada;
c)A nova geopolítica do mundo;

1.2.2.Gestão de Pessoas:
a)Como Equipes de RH podem auxiliar os líderes a trabalhar com a Mudança Organizacional;
b)Avaliação do Ambiente de Trabalho: Aplicativos que revolucionam a Cultura da Empresa;

1.2.3.Inovação e Sustentabilidade:

a)Indústria 4.0;
b)Startup: Como transformar uma ideia em uma jovem empresa;
c)Modelos sustentáveis de geração de energia.

1.2.4.Gestão Pública:

a) Novas demandas para a Gestão Pública;
b) Ética e Moral na Gestão Pública.
c) Modelos de gestão pública para o Brasil.

2. DA CERTIFICAÇÃO

2.1 Os artigos classificados e apresentados durante o XV FIA serão certificados.
2.2 Os professores orientadores dos trabalhos dos estudantes receberão ‘Certificado de Participação’ do XV FIA.
2.3 - Ficam assegurados ao Sistema CFA/CRAs todos os direitos previstos no art. 111 da Lei 8666/93, inclusive:

I) a cessão gratuita dos direitos de publicação, implicando na faculdade de fazer publicar quaisquer dos trabalhos classificados;
II) a reprodução – em qualquer lugar, tempo, meio de comunicação ou idioma - de toda o artigo ou parte dele, a critério do Sistema CFA/CRAs;
III) todos os demais direitos de autor.

2.3 - Na hipótese da publicação dos trabalhos:

I) a cada autor de trabalho publicado serão oferecidos cinco exemplares da edição específica;
II) a identificação do autor do trabalho constará sempre de qualquer edição ou reprodução.

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

3.1. O interessado em submeter o(s) seu(s) artigo(s) à apreciação do Comitê Científico do evento deverá fazê-lo por meio do site www.fia2017.com.br  anexando dois tipos de documentos, a saber:
Artigo: realização de upload do artigo na íntegra; e
3.2 Ao submeter o artigo o autor não deverá realizar nenhum tipo de identificação de sua autoria no texto ou nos campos preenchidos através do sistema, sob pena de desclassificação.
3.3. Os artigos deverão possuir no máximo 05(cinco) autores, sendo permitida a submissão de até 02 (dois) artigos por autor.
3.4. O artigo deverá ser enviado respeitando as orientações contidas no item 4 deste regulamento.
3.5.  Nesta etapa não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no evento, mas apenas realizar a inscrição para ter acesso ao sistema de submissão de trabalhos.
3.6. Os autores que tiverem seus artigos selecionados para apresentação no XV FIA receberão a comunicação de aprovação por e-mail e deverão efetuar suas inscrições na data prevista no item 10.3, com desconto especial já concedido.
3.6.1. A publicação dos artigos selecionados nos anais do XV FIA dar-se-á somente mediante o pagamento da inscrição do autor ou de pelo menos um dos coautores.
3.6.2. O autor do artigo selecionado deverá confirmar a sua apresentação até o dia 15/09/2017, indicando o nome do apresentador.
3.7.  No momento da submissão o autor deverá indicar a qual dos temas listados no item 1.2 relaciona-se o artigo a ser submetido.
3.8. Artigos enviados por estudantes de graduação deverão obrigatoriamente ter a participação de um professor orientador como coautor.

4. DOS FORMATOS DO RESUMO E DO ARTIGO

4.1. Os artigos submetidos, obrigatoriamente, devem obedecer o template disponibilizado e devem ser compostos dos seguintes itens:

  • Título;
  • Resumo
  • Abstract
  • Introdução (com objetivo e relevância);
  • Metodologia;
  • Fundamentação;
  • Resultados;
  • Conclusão;
  • Referências Bibliográficas.

4.2.  É obrigatório o preenchimento de todos os campos do site de submissão dos artigos, tendo o resumo expandido o limite de 2.400 (duas mil e quatrocentas) palavras, incluindo espaços. Não incluir ilustrações, tabelas e gráficos no resumo expandido.
4.3. Os artigos submetidos, obrigatoriamente, devem estar dentro da formatação do template. 

  • Conteúdo das páginas subsequentes 
    O artigo com no máximo 20 (vinte) páginas, além das duas páginas iniciais citadas acima, incluindo ilustrações, bibliografia e notas. 
  • Tamanho do Arquivo
    O artigo deverá ser enviado no formato PDF com o tamanho máximo de 4 Mb. Artigos com tamanhos e extensões diferentes serão recusados automaticamente pelo sistema.

4.4. Orientações Gerais:

  • Idioma:
    Serão aceitos artigos e respectivos resumos expandidos em português, inglês e espanhol.

5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. Cada artigo será submetido a dois avaliadores utilizando o sistema “blind review” a fim de assegurar o anonimato do artigo e preservar o resultado do processo.
5.2.  Os artigos estarão vinculados ao número de inscrição no evento; e os nomes dos autores dos trabalhos selecionados somente serão divulgados após o término do processo de avaliação.
5.3. Os artigos selecionados serão apresentados oralmente por um dos autores na programação do congresso.
5.4.  Os artigos serão avaliados considerando os seguintes critérios:

  • Aderência ao tema central do evento e abordagem contemporânea, de fácil leitura e entendimento;
  • Clareza na formulação dos objetivos e comprovação de seu atendimento no desenvolvimento do texto e nas conclusões apresentadas; 
  • Adequação entre dados e metodologia aplicada;
  • Validade e comprovação das conclusões apresentadas;
  • Contribuição e relevância do artigo para pesquisas futuras e aplicações práticas.  

5.5 Os avaliadores se valerão dos critérios acima especificados e de uma tabela de pontos para definir a classificação dos trabalhos a serem selecionados.
5.6 Não haverá divulgação da pontuação e nem da posição final dos classificados, exceto a relação dos classificados por ordem alfabética.
5.7 Em caso de discordância sobre a avaliação por parte dos avaliadores, o artigo será avaliado por um terceiro avaliador para indicação final.
5.8 Não serão aceitos quaisquer recursos contra as decisões tomadas pelo Comitê Científico do XV FIA.

6. DA DESCLASSIFICAÇÃO                                                                              

6.1.  Serão desclassificados os artigos que: 

  • Não versarem sobre o os temas estabelecidos no item 1 deste regulamento;
  • Não estiverem de acordo com a formatação estipulada no item 4 deste regulamento;
  • Possuírem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es) e coautor(es) no corpo do texto;
  • Não cumprirem qualquer um dos prazos estabelecidos no item 10 deste regulamento.

7. DO COMITÊ AVALIADOR                                                                                   

7.1. Todos os trabalhos recebidos serão analisados e avaliados pelo Comitê Científico do evento constituído exclusivamente para este fim e formado pelos seguintes membros e entidades:
 

  • Ms.Izabel Cristine Lopes – Coordenadora do Comitê Científico. Me. Fabio Teodoro Tolfo Ribas – CRA-RS  
    Ms. Nadir Becker – CRA-RS
    Ms. Carlos Theodoro Strey – CRA-RS
    Ms. Luciana Maines – Unisinos
    Dra. Claudia Stadtlober – Unisinos
    Ms. Margareth Schreiner – Unisinos
    Ms. Silvia Polgati – Unisinos
    Ms. Marcio Scheig - Unisinos
    Ms. Fernando Santini – Unisinos
    Ms.  Cristiane Rabello – Unisinos
    Ms. Roberto Salazar – ESPM
    Dra. Iara Silva – ESPM
    Dr. Diego Costa Pinto – ESPM
    Dr. Adalberto Garcia – ESPM
    Dr. Fábio Pesavento – ESPM
    Dr. Fernando Santini – ESPM
    Dra. Frederick Mette – ESPM
    Dr. Gabriel Schlatter – ESPM
    Dra. Valesca Reichelt – ESPM
    Dr. Claudio Rotta – ESPM
    Ms. Fernando Trein – ESPM 
    Ms Evandro José Krewer - FSG
    Ms. Rafael de Lucena Perini - FSG
    Ms. Julio César Ferronatto - FSG
    Ms. Cezar Cauduro Roedel - FSG

8.  DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

8.1.  A apresentação dos artigos selecionados será uma obrigatoriedade sine qua non do autor e/ou do(s) co-autor(es). No caso da impossibilidade de o autor e co-autor(es) estarem presentes, os mesmos poderão nomear um apresentador para o artigo desde que este esteja devidamente inscrito e confirmado no evento. A confirmação se dará mediante o pagamento da inscrição.
8.2. As apresentações dos artigos no XV FIA deverá adotar os seguintes critérios:

  • Máximo de 20 minutos para a apresentação;
  • Máximo de 10 minutos para perguntas do público e debates.

8.3. A coordenação do evento disponibilizará projetor multimídia que poderá ser utilizado durante a apresentação.

9. DOS CERTIFICADOS

9.1.  Serão expedidos os seguintes certificados:

  • Certificado de Participação no XV FIA;
  • Certificado de Autor/co-autor de artigo(s) apresentado(s).

10. DOS PRAZOS

10.1. Submissão de artigos: os artigos deverão ser encaminhados através do endereço, www.fia2017.com.br   a partir do dia 01/05/2017 até a meia-noite do dia, 31/07/2017. Horário oficial de Brasília. Atenção: a inscrição no evento é condição preliminar para o encaminhamento de artigo(s) conforme estabelecido no item 3.5.
10.2. Aprovação dos trabalhos: a decisão sobre a aceitação ou não do artigo será comunicada a cada autor até o dia 30/08/2017.
10.3. Inscrição do autor ou coautor: a data limite para pagamento da taxa de inscrição é 15/09/2017.
10.4. Os dez trabalhos classificados com melhor pontuação e apresentados serão publicados na revista Global Manager do Centro Universitário da Serra Gaúcha.  (Qualis B4);
10.5 Todos os trabalhos  apresentados pelos autor (es) receberão certificado.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A Comissão Organizadora do XV FIA se abstém de qualquer responsabilidade quanto à hospedagem, ao transporte e/ou a quaisquer outros custos relativos à apresentação dos trabalhos, dos autores e coautores que tiverem seus artigos selecionados para apresentação durante o XV FIA.
11.2 Os autores, coautores e orientadores dos trabalhos apresentados e aprovados não poderão cobrar quaisquer despesas, honorários, reembolsos; nem reivindicar direitos autorais ou direitos de imagem pelas exposições e divulgação que o Sistema CFA/CRAs dará a esses artigos, seja no formato impresso ou digital.
11.3 Ficam impedidos de concorrer à apresentação dos artigos: os membros do Comitê Científico do XV FIA, os Conselheiros e os funcionários do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Administração promotores.   
11.5 A submissão de artigo significa a aceitação, de forma ampla e irrestrita, por parte do candidato, de todas as exigências e disposições deste Regulamento.
11.6 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Científico do XV FIA e, em última instância, pelo Comitê Organizador Nacional do XV FIA.
11.7. Para quaisquer esclarecimentos, contatar Iara Rosita, pelo e-mail eventos@crars.org.br, ou pelo telefone (51) 3014.4702.

 

 

Promoção
Co-Promoção
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Agência de Viagens

Comissão Organizadora

Conselho Federal de Administração

Presidente Adm. Wagner Siqueira

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul

Presidente Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu

Instituições e Entidades Parceiras

Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (Co-promotor)
Conselho Regional de Administração da Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais

Comitê Gestor no Brasil

Adm. Wagner Siqueira – CFA
Adm. André Luis Saoncela da Costa - CFA
Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu - CRA-RS
Adm. Helenice Reis – CRA-RS
Adm. Valter Luiz de Lemos – CRA-RS
Adm. Rogério de Moraes Bohn – CRA-RS
Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio – CRA-RJ
Adm. Leocir Dal Pai
Adm. Leonardo R. Fuerth – CRA-RJ 

Comitê Executivo Local

Adm. Claudia  de Souza Pereira Abreu
Adm. Helenice Rodrigues Reis
Adm. Izabel Cristine Lopes
Adm. Fabio Teodoro Tolfo Ribas
Adm. Carlos Theodoro Strey
Adm. Ruy Pedro Baratz Ribeiro
Adm. Maria Cristina Leal Pacheco
Iára Rosita Corrêa Cesar
RP. Ariele Dallegrave
Jorn. Rafaela Johan (Usina de Notícias) 

Comitê Científico

Ms.Izabel Cristine Lopes – Coordenadora do Comitê Científico.

Ms. Fabio Teodoro Tolfo Ribas – CRA-RS  
Ms. Nadir Becker – CRA-RS
Ms. Carlos Theodoro Strey – CRA-RS
Ms. Luciana Maines – Unisinos
Dra. Claudia Stadtlober – Unisinos
Ms. Margareth Schreiner – Unisinos
Ms. Silvia Polgati – Unisinos
Ms. Marcio Scheig - Unisinos
Ms. Fernando Santini – Unisinos
Ms.  Cristiane Rabello – Unisinos
Ms. Roberto Salazar – ESPM
Dra. Iara Silva – ESPM
Dr. Diego Costa Pinto – ESPM
Dr. Adalberto Garcia – ESPM
Dr. Fábio Pesavento – ESPM
Dr. Fernando Santini – ESPM
Dra. Frederick Mette – ESPM
Dr. Gabriel Schlatter – ESPM
Dra. Valesca Reichelt – ESPM
Dr. Claudio Rotta – ESPM
Ms. Fernando Trein – ESPM 
Ms Evandro José Krewer - FSG
Ms. Rafael de Lucena Perini - FSG
Ms. Julio César Ferronatto - FSG
Ms. Cezar Cauduro Roedel - FSG

Apoio Operacional

Neusa Maria Hubner

Secretaria - Endereços dos promotores e co-promotores

Instituição no Rio Grande do Sul, Brasil

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 1030 / Menino Deus
Porto Alegre / RS / CEP: 90130.000
Fone: (55) 51 3014.4701 / Fax: (55) 51 3231.6652
gerex@crars.org.br; eventos@crars.org.br
www.crars.org.br

Instituição em Brasília - Distrito Federal, Brasil

Conselho Federal de Administração
SAUS Quadra 1 Lote “L”
Brasília / DF/ CEP: 70070-932
Fone: (55) 61 3218.1800 / Fax: (55) 61 3218-1833
crie@cfa.org.br
www.cfa.org.br

Agência de Viagem

Vento Sul Turismo Gramado
Endereço: Av. das Hortênsias, 542 - Gramado - RS, 95670-000
Telefone: +55 (54) 3905-4100
E-mail: eventos@ventosulturismo.com.br

VALORES DE DIÁRIAS ESPECIAIS PARA O EVENTO
 
WISH SERRANO RESORT & CONVENTION GRAMADO

HOSPEDAGEM

PARA RESERVAS E PAGAMENTOObs. De acordo com a Lei Municipal nº 3.461/2015 é realizada a cobrança de   R$ 2,14 por apartamento/dia referente a Taxa de Turismo Sustentável.

AS DIÁRIAS INCLUEM:

  • Café da manhã,
  • Internet Wi Fi free nas áreas públicas do Hotel.
  • Estacionamento gratuito.
  • Piscina aquecida e piscina externa
  • Academia, sauna.
  • Salão de jogos e equipe de entretenimento
  • Clube e parquinho infantil. Serviços para crianças/babá
  • Business center

O HOTEL OFERECE

  • Spa e bem estar (serviço de massagem)
  • Salão de beleza e barbeiro
  • Horário de Check-In: 14:00 horas
  • Horário de Check-Out: 12:00 horas

Os participantes do evento podem efetuar suas reservas, com tarifas especiais, diretamente na agência oficial do evento, Vento Sul Turismo Gramado

 

TRANSFER PORTO ALEGRE/GRAMADO/PORTO ALEGRE

Para sua comodidade, a Vento Sul Turismo Gramado, Agência Oficial do evento, oferece transporte in/out Porto Alegre/Gramado/Porto Alegre.

Observação: a contratação do serviço de transporte deve ser realizada antes da chegada a Porto Alegre para o evento.

O Serviço inclui:

  • Receptivo no aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre)
  • Frota de carros novos que proporcionam conforto e segurança;
  • Carros com Seguro;
  • Vários horários de saída de Porto Alegre (in) e Gramado (out) para o evento;
  • Opções de contratação de roteiros turísticos para acompanhantes.

Para contratação dos serviços acesse   AQUI
 

Local do evento (Centro de Eventos)

Centro de Convenções do Wish Serrano Resort & Convention Gramado
Av. das Hortensias n 1480, Centro - Gramado - RS
CEP 95670-000 - Telefone (54) 3295-8000

HOTEL OFICIAL DO EVENTO

Veja o video!

Wish Serrano Resort & Convention Gramado
Considerado uma referência da hotelaria do Brasil, o Wish Serrano Resort & Convention tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: infraestrutura, conforto e requinte. São 268 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias - no coração da Serra Gaúcha. O melhor hotel de Gramado já recebeu diversos prêmios como o de melhor hotel de montanha do País (revista Veja) e de melhor infraestrutura de eventos em Gramado (Guia 4 Rodas), além do Traveller's Choice do TripAdvisor, a maior comunidade online de viajantes do mundo. 

Av. das Hortênsias, 1480 - Acesso principal pela rua Ângelo Bisol, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil

 

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(51) 3014 4700

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